terça-feira, 30 de março de 2010

Homens de tutu

gelpost - Vamos falar de O lago dos Cisnes. Quem gosta de balé já deve ter assistido a montagem do clássico de Tchaikovsky inúmeras vezes, quem sabe até com as principais companhias do mundo. Mas que tal substituir as sílfides e delicadas bailarinas, que dançam a história da princesa transformada em cisne, por um grupo de homens musculosos, não exatamente bonitos, com pelos debaixo do braço e vestindo tutus, sapatilhas de ponta e coques no cabelo? Parece estranho? Pois é! E a proposta de Trockadero é exatamente esta.

Fundado em 1974 por um grupo de entusiastas da dança clássica, com a finalidade de realizar uma paródia travestida das formas tradicionais do balé clássico, Les Ballets Trockadero de Monte Carlo surge inicialmente nos horários noturnos da Off-Off Broadway. Os Trocks, como são carinhosamente conhecidos, rapidamente obtêm crítica positiva de Arlene Croce na conhecida revista The New Yorker que, juntamente com as críticas subseqüentes publicadas no New York Times e no Village Voice, começaram a estabelecer o êxito artístico da companhia.
Não é à toa que em 33 anos de carreira a companhia se firmou no cenário artístico internacional, apresentando-se em festivais e turnês por todo o mundo, conquistando prêmios e o respeito da crítica especializada internacional. E o mais importante, levando sempre o público a gargalhadas incontroláveis.
No palco, os integrantes do Trockadero brincam – literalmente - com a dança. Exageram os passos, derrubam-se uns aos outros, demonstram inveja, brigam por um lugar melhor na ribalta e fazem o público morrer de rir com os “clichês” da dança clássica. Tudo isso sem perder o ritmo. Ao mesmo tempo, não deixa de ser surpreendente assistir marmanjos se equilibrando em pontas com seus pés enormes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário